quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Rosa e o Violeiro



Certa vez num sertão distante,
Numa baixada onde o vento corta o um riacho doce,
Vivia Rosa.
Menina alegre que nem um botão de rosa de tanta beleza, que cantava e dançada músicas da natureza
Rosa seguia,crescia,vivia linda se transformava em linda flor,um dia nem sonharia viver um grande amor.
Um dia foi morar na cidade,achava que lá também morava a felicidade.
Se enganou,não se acostumou e depois de tanta desilusão a Rosa murchou.
Certo dia na cidade soube que uma bela Seresta havia.
Rosa debruçou sobre a janela para escutar uma canção que ao longe tocava,canção triste mais bela.
Uma voz doce e calma que mexia com a Rosa,lhe acalentava a alma e prendia a atenção.
Rosa decidiu então,seguir o som da canção
Pôs-se então a caminhar,a escutar,a procurar
Foi entâo que achou,
ali no coreto da praça com seu violão, um certo moço,um violeiro que lhe tocou o coração.
Era muito bonito,bem apessoado e cantava linda canção de homem apaixonado.
Rosa ficou como que hipnotizada em pouco tempo já tava enamorada.
Sentou num banco da praça e ali ficou muito tempo a escutar quetinha.
Sem notar que o povo ia embora continuou ao moço contemplar sozinha.
Foi então,como que de sopetão o tal moço a olhou 
E também se encantou , um sorriso esboçou,tirou seu chapéu e acenou.
Rosa assustou,se levantou e saiu correndo e em casa entrou
Fechou atrás de si a porta,coração acelerado,foi até a janela de seu quarto,espiou
Não passou muito tempo ali na esquina o moço despontou
Rosa num impasse fechou com força a janela fez tanto barulho,o moço veio a janela e a chamou
-Ei,psiu moça abre a janela!!!
-Não,não posso!!sussurrou ela
-E porque não,tava lá na praça a ouvir minha canção,saiu correndo parece que viu assombração!!
-Vi não moço,gostei da música,achei de fino gosto!
-Então porque preucupação,abre logo essa janela,deixa eu te ver tão bela,não me machuque o coração!
Rosa achou que ia explodir o peito,como pode ele lhe falar desse jeito,já estava apaixonada e nem conhecia o sujeito.
Foi então que tomo coragem e abriu a janela.
-O que que ocê qué moço??Já ta tarde!!
-Queria só te ver,ocê é tão bonita,faço questão,não vo fazer mardade!
Rosa ficou acanhada,olhou nos olhos dele,cor de mel,ali naqueles olhos Rosa se viu no céu.
-O moço canta bem,tem talento.Como ocê chama moço?
-Uaii não digo não!Se quiser saber tem que me dar seu coração!
Rosa tratou de fechar a janela e gritou:
-Moço desaforado,deixa de ser malcriado!
-Uaii porque malcriado?Te vi,gostei,uaii, fiquei enamorado...
-Vai embora,presta atenção,no adiantado da hora!
-Eu vo mais presta a atenção,moro na roça,lá no sertão,pra te prova que é seu meu coração,toda noite venho aqui e te canto uma canção!
E foi-se embora o moço,e deixou Rosa toda feliz com tal proposta.Pena que ele se foi quando ela ia dar a sua resposta.Ele também tinha -lhe roubado o coração.Iria dizer que queria com ele voltar para a roça.
Rosa passou o dia toda fogosa,tratou de ficar linda e cheirosa digna de um poeta e de uma prosa.
Então a noite chegou e nada do moço aparecer,Rosa murchou,de tanto chorar adormeceu,achou que o lindo moço dela se esqueceu.
Foi então que despertou ao som de uma linda canção feita pra ela, que fez novamente acelerar seu coração.Era ele,a voz dele tão doce...
-Ahhhh se meu ele fosse...
Rosa foi até a janela e viu seu amado ali cantando pra ela...
Ao fim da canção perguntou:
-Então moço,por que demorou,achei que não vinha não.
-Moça desce aqui quero segurar tua mão
-Desço num estante,demoro não.
Ela desceu numa rapidez,quase que de sopetão.
-Minha linda moça já te disse moro longe numa pinguela no sertão.
-Pois então....lá é tão bão...
-Gostou da canção?
-Gostei sim,toca bem seu violão...
-Porque esses olhinhos marejados?è de emoção?
-Porque achei que o moço não vinha mais...me partiu o coração.
-Demorei mais vim.E aqui estou,mais não posso me demorar pois já é tão tarde e o dia já vai raiar,se eu pudesse eu queria te levar ou então por aqui ficar...
-Ficar não pode não moço,meu pai é guarda vai estranhar,e daqui a pouco vai chegar...
-Então pois...quero te levar!
-Como moço?Está a variar?
-Moça te vi ontem na praça,anjo de candura,cheio de ternura roubou meu coração,hoje na minha roça só pensava na moça que enfeitiçou meu coração,não passo mais nem um dia sem ocê moça,te roubo agora,me de a mão e vamo embora!
-Moço,tenha calma,ocê também me roubou a alma,mais não posso fazer besteira,esse assunto não é brincadeira!
-Faço o que então moça isso é paixão,tormento que não passa!
- ele puxou rosa em sua direção e delicadamente lhe beijou.Rosa se assustou e se afastou.mais tratou de demonstrar que gostou.
-Moça desde quando te vi lá na praça queria perguntar,qual é sua graça?
-Rosa...
-Nome lindo que nem a dona,moça me diz como faço então não posso viver sem ocê no meu sertão,só de pensar na moça hoje mesmo fiz 10 poema e pra mais de 30 canção...
-Moço cresci no sertão,é meu lugar,vim para a cidade pra felicidade encontrar,mais não achei...só me resta para o sertão voltar e com um belo poeta violeiro me casar...
-E esse aí que ocê ta falando sou eu uaii?
-E quem mais haveria de ser.To enamorarada deocê,agora vamo antes que venh meu pai.
Então o moço sorriu e a segurou pela mão.
-Moça então,somente no sertão nossa felicidade tem destino certo,vamo embora que o dia ta chegando e o meu ranchinho não é perto.
Rosa correu fez uma malinha de roupa.Escreveu uma carta para os pais na qual dizia que iria embora para a fazenda,com um certo violeiro poeta que roubou seu coração.Que era lá que tava a felicidade numa baixada no sertão.
-Vamo moço to pronta.Quero logo o sertão poder ver.
-Vamo minha dona,vem comigo que ocê não vai se arrepender.
-Nem pensar,vamos fugir para o nosso lar,não vou atrás voltar.
Então hoje nóis procura uma igrejinha numa currutela e casa,te levo embora pra nossa casa e ocê jamais vai saí debaixo da minha asa.
E subiu o moço em seu cavalo e logo na garupa a Rosa,foi-se embora da cidade para um ranchinho no mato onde só havia simplicidade.Mais lá viveria com certeza toda a plenitude e felicidade.



RayFarfallaBlu

Nenhum comentário: