quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os segredos da cozinha Mineira



Quem me apresentou para a alquimia da culinária foram duas Marias;mamãe e vovó.Na verdade vovó educou mamãe e ajudou a ela me ensinar.De observar minha avó amassando pão,cilindrando,trançando rosca,fazendo biscoito de maizena,apurando doce de leite(ela me da o caldinho do doce apurando até hoje bão demais)fazendo geléias,minha mãe á mestra em fazer queijos,requeijões,rabadas,costelinha de porco.Minha avó faz farinha de mandioca torradinha,minha mãe licor de abacaxi.Me ensinaram a moer café.Mamãe me ensinou a curtir pimenta e a fazer um bom café forte.Ambas me ensinaram a cozinhar.prendi.Na verdade estou aprendendo até hoje.Pois a arte da comida mineira é um aprendizado sem fim.Ahhhh como é bão prosear enquanto se enrrola biscoitinhos de maizena,faz o verdadeiro pão de queijo,ou cilindra uma bela fornada de pão.Ralar mamão pra fazer doce,ralar milho pra fazer curau,pamonha,bolo."Não esqueça a culher de pau menina" ou "Não pode ter preguiça na cozinha","Café forte e feijão grosso e arroz soltinho pro marido não reclamar uaii","Deixa a massa do pão descansar bem,pão bem crescidinho,hein!","Uma boa bacia de alumínio,panela de ferro,e um tacho pros doce não pode faltar na sua cozinha","Aria bem essas panela,panela ensebada coisa de mulher porca""Toda mulher faz uma boa compota";São frases  que sempre ecoaram nos ensinamentos da cozinha lá em casa.Coisa de roça.Coisa mineira.Paixão!!!!Cozinha mineira,tudo muito,nada pouco.Cozinha mineira é farta,cheia de misturas de sabores,cheiros,gostos e temperos.Herdados dos portugueses, negros e índigenas que passaram por Minas Gerais.Muito milho,muito feijão grosso feito com carinho e amassado com uma boa concha de ferro enquanto é fervido de preferência em um bom fogão a lenha.Muito queijo,coco,café,fubá,amendoim.Muito amor pela cozinha.Para o mineiro comer é um ato sagrado,uma oração.A comida é algo divino.Mineiro adora jogar conversa fora ao redor da mesa da cozinha, que chega a ser mais acolhedora que a sala de visitas.Tudo acontece em volta da mesa mineira conversas,histórias,gerações.Os segredos da boa cozinha mineira é passado de geração em geração.Dedicação,paciencia e amor são necessários para tal proeza.



Vamos tomar café uai??
Broa de fubá
Requeijão
Biscoitos de nata,amanteigados ou de maizena.
Queijo freso ou meia cura
Bolinho de queijo
Pão de queijo
Bolo de fubá
Bolo mesclado
Bolo de banana com canela
Brevidade
Rosca doce
Pão caseiro
Manteiga fresca
Geléia de jabuticaba,morango,amora
Café com leite



Almoço ou jantar:
Tutu,Angu,Feijão Grosso
Feijão tropeiro
Terresmo
Polenta fritinha
Leitão a pururuca
Costelinha com couve
Farinha de milho
Bisteca de porco com creme de milho
Arroz bem soltinho
Frango ao molho pardo
Rabada
Canjiquinha
Uma pimentinha curtida na conserva





Sobremesa ou merenda
Doce de leite
Canjica pode ser com coco,amendoin e até semente de abóbora torrada e moída
Doce de mamão verde ou abóbora com leite e coco
Goiabada com queijo(Romeu e Julieta)
Ambrósia
Paçoca,pé de muleque
Curau,pamonha







Não pode faltar uma boa prosa e uma boa pinguinha pra acompanhar uaii...Despois uma varanda,uma rede ou uma cadeira de fio,uma viola e muita moda boa....o trem bão!!







Oooo vida boa...enfim o autentico mineiro não sabe se contentar só com miojo,pizza ou comida congelada uaii.Mineiro gosta de receber visitas com mesa farta.Gosta de comer bem,boa mesa, fino gosto.E sabe cozinhar.Trem bão demais da conta sô!!


Mãe e Vó Maria obrigada por ter me passado esse amor pela cozinha.Amo vocês demais!!


RayFarfallaBlu



Um comentário:

SOU MAIS EU,UAI! disse...

OLÁ.... SOU UMA MINEIRINHA TB...KKKK AMEI SEU POST NESTA ÁREA GSATRONÔMICA "MINEIRAMENTE" FALANDO, UAI!....
QUE DELÍCIA DE DETALHES! FIQUEI DE CÁ A "AGUAR"....QUE SAUDADES TB DA MINHA AVÓ QUE COM TANTO MIMO CUIDAVA DAS NETAS QUE VINHAM DE TREM DE MONTES CLAROS ATÉ MTE AZUL... O CAFEZINHO COM ALGUM TREM PRA COMER NÃO PODIA FALTAR, BEM DE MANHÃZINHA... NAQUELE FRIOZINHO DE DAR DÓ... AS IMAGENS TB FORAM RICAMENTE SELECIONADAS, TÁ??? PARABÉNS POR FAZER-ME REPORTAR AOS MEUS OITO ANOS,PELO TÚNEL DO TEMPO...SAUDADES ETERNAS, VÓ NUTA...