quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Chimarrão


Não sou gaúcha
Não sou mesmo
Mineirinha de criação,sotaque e coração
Quando criança
Aprendi a apreciar uma boa cuia de chimarrão


Bom demais da conta
Chimarrão é vício curtição
Minha tia Teresinha é gaúcha
E aprimorou em mim tal prática
Chimarrão com pipoca doce,hummm


Tererê,mate fresco,água gelada,açúcar,hortelã ou erva cidreira
Esse é o verdadeiro mate matogrossense
Trem bão demais
Para dias de calor


O chimarrão foi criado pelos índio tupi
Tomavam numa guampa (chifre de boi) com um canudo
Aprimorado pelos índios Uruguaios,transitou pelo Paraguai,Paraná,Santa catarina,Matogrosso do Sul e lógico pelos pampas gaúchos onde a tradição é forte.
Hoje munida de uma cuia que meu pai me presenteou vinda de Sengéis divisa do Paraná com São Paulo,pequena de cabaça por dentro e alumínio por fora e de uma bomba que também ganhei de minha sogra que era da avó de meu marido.Tomo meu mate quase todos os dias.
è um vício sem tamanho.


È comprovado o chimarrão faz bem a saúde.
Faz bem a alma
Faz bem ás raízes
faz bem com uma boa prosa.


No sul famílias e rodas de amigos se reúnem envolta de uma cuia verde
Chimarrão também combina com sanfona
Vanerão,milongas,xote,bugiu
Os guris aprendem cedo a prepara-la
Preparar uma boa cuia é uma arte
Meu pai me ensinou
Minha tia me apriomorou


Esse amargo como chamam no sul
Adoça a alma
Esquenta as prendas
Aquece os galdérios
Junto ao fogo de chão
Uma sanfona um violão
Nos remete aos ventos do sul


Enfim para encerrar a prosa
Chimarrão faz bem a alma
Espanta o frio
Aquece o peito
O sabor do mate quente
Não tem igual


RayFarfallaBlu

Nenhum comentário: